Brasil pode ficar sem GPS?

Após a imposição de sanções dos Estados Unidos contra o Brasil, a escalada de tensões entre os países cresceu ainda mais com o anúncio de proibições a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo Departamento de Estado norte-americano.

 


 

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, anunciou a revogação do visto do ministro Alexandre de Moraes, além de outros magistrados do Supremo – para entrar nos Estados Unidos citando “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro (PL). E, segundo apoiadores do ex-presidente, as medidas seriam “apenas o começo”.

Entre as novas sanções cogitadas estariam o aumento de tarifas de importação de produtos brasileiros de 50% para 100%, adotar punições em conjunto com a aliança militar Otan e até mesmo o bloqueio do uso de satélites e GPS. Contudo, o bloqueio do sistema de geolocalização seria possível?



O que é e como funciona o GPS?

O Sistema de Posicionamento Global, mais conhecido pela sigla em inglês GPS (Global Positioning System) oferece com rapidez e precisão a localização de um ponto na superfície terrestre. Ele é utilizado em celulares, carros, aeronaves, embarcações e sistemas de monitoramento, como tornozeleiras eletrônicas, e é essencial para áreas como navegação, cartografia e monitoramento ambiental.



Fonte: Metrópolis

Postagem Anterior Proxima Postagem