Vem ai: 49º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras terá recorde de trabalhos científicos

 Evento acontece de 28 a 31 de outubro em Poços de Caldas-MG

A 49ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras (CBPC) está marcada para ocorrer entre os dias 28 e 31 de outubro, na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. O evento reunirá técnicos, produtores, estudantes e pesquisadores interessados em tecnologias e inovações para a cafeicultura brasileira.



Recorde de trabalhos científicos será apresentado

O congresso contará com 460 trabalhos de pesquisa, o maior número já registrado na história do evento, abrangendo diversos setores da cultura cafeeira:


Pragas: 54 trabalhos

Doenças: 46 trabalhos

Sementes, mudas e plantio: 27 trabalhos

Práticas culturais: 132 trabalhos

Colheita e preparo do café: 53 trabalhos

Melhoramento genético: 94 trabalhos

Ecologia e fisiologia: 28 trabalhos

Estudos socioeconômicos: 26 trabalhos

Todos os trabalhos serão publicados no livro de Anais do Congresso, e 145 deles serão apresentados oralmente no auditório ao longo dos três dias do evento.


Seminários e atividades de campo

Além das apresentações, o CBPC terá três seminários técnicos, abordando temas relevantes para a cafeicultura:

Nematoides

Estresse nas plantas

Cafeicultura de montanha

No dia 31 de outubro, ocorrerá o Dia de Campo na Fazenda Sertãozinho, em Botelhos-MG, permitindo a aplicação prática das pesquisas e interação direta entre pesquisadores e produtores.


Acesso ao programa e trabalhos completos

A lista completa dos trabalhos inscritos e o programa detalhado do evento estão disponíveis no site da Fundação Procafé: https://www.fundacaoprocafe.com.br/congressos-cbpc, na seção “Congresso”.

Segundo a organização, embora nem todos os trabalhos possam ser apresentados oralmente, todos estarão acessíveis no livro de Anais e permanecerão disponíveis no site para consulta futura.


Apoio institucional e patrocinadores

O evento conta com o patrocínio e apoio de instituições de referência na pesquisa cafeeira: Fundação Procafé, Embrapa-Café, Universidade Federal de Lavras (Ufla), Universidade de Uberaba (Uniube) e a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais.


Fonte: Portal do Agronegócio


Postagem Anterior Proxima Postagem